top of page

Enterre o não consigo

  • Foto do escritor: Deyse Melo
    Deyse Melo
  • 17 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura

Quantos "não consigo" você solta diariamente?


Por quanto tempo você vai ficar preso a um sentimento enganador?

Pá enterrando
Imagem: Reprodução | Pexels |Lisa Fotios

Essa história aconteceu numa Escola Primária no Estado de Michigan, nos Estados Unidos. Tomei um lugar vazio no fundo da sala e assisti.

Todos os alunos estavam trabalhando em uma tarefa, preenchendo uma folha de caderno com idéias e pensamentos.

Uma aluna de 10 anos, sentada mais próxima de mim, estava preenchendo a folha com vários "não consigo”.

“Não consigo fazer divisões longas com mais de três números”, "não consigo fazer com que a Debi goste de mim”…

Caminhei pela sala e notei que todos estavam fazendo a mesma coisa:
 “Não consigo fazer 10 flexões”,

"Não consigo comer um biscoito só"...

À essa altura, como a atividade despertou a minha curiosidade, eu decidi verificar com Dona, a Professora, o que estava acontecendo e percebi que ela também estava preocupada escrevendo uma lista de “Não consigo”.

Observando tudo, eu me perguntava por que estava trabalhando com uma lista de negativas em vez de escrever frases positivas.
Eles escreveram por mais de 10 minutos e a maioria encheu mais de uma página.

Depois de algum tempo, os alunos dobraram as folhas ao meio, e as colocaram dentro de uma caixa de sapatos vazia que estava em cima da mesa da professora.

Quando todos os alunos haviam colocado suas folhas na caixa, a professora fez o mesmo, tampou a caixa e saiu da sala, com os alunos seguindo.

Logo à frente, ela pegou uma pá e seguiu para o pátio da escola, onde começou a cavar.

Quando a escavação terminou, a caixa com os “não consigo” foi depositada no fundo e rapidamente coberta com terra.

Trinta e uma crianças, de 10 à 11 anos, permaneceram de pé, em torno da sepultura recém cavada. A professora, então, fez uma pequena oração.



- Amados, que a expressão “não consigo”possa descansar em paz e que todos os presentes possam retornar às suas vidas e seguir em frente.


Ao escutar aquela oração, entendi que aqueles alunos jamais esqueceriam a lição. A atividade era uma metáfora da vida e o "não consigo" estava enterrado para sempre. 
Logo após, a sábia professora encaminhou os alunos de volta à classe e promoveu uma grande festa, a festa da libertação.


Depois disso, nas raras ocasiões em que um aluno se esquecia e dizia "não consigo”, Dona simplesmente sorria e o aluno se lembrava que o "não consigo" estava morto e enterrado. Assim, ele reformulava a frase.


Eu não era aluna de Dona, ela era minha aluna. Ainda assim, naquele dia, aprendi uma lição duradoura com ela. Agora, anos depois, sempre que ouço alguém dizer a frase "não consigo”, vejo imagens daquele "funeral" da quarta série. Como os alunos, eu também me lembro de que “não consigo” está morto e enterrado.


Pense nisso!


Se por acaso na sua vida, você está se sentindo impedindo de avançar por causa do sentimento do "não consigo”, faça como aquelas crianças da quarta série, enterre este sentimento agora.

"Não consigo vencer", "não consigo perdoar”, “não consigo me libertar de um vício”, “Não consigo salvar meu casamento”, “não consigo pagar minhas dívidas”, “Não consigo ter fé”, “não consigo”, "não consigo”, não consigo”…


Quantos "não consigo" você solta diariamente?


Por quanto tempo você vai ficar preso a um sentimento enganador?

Desta forma, você mesmo vai condenando a sua existência ao fracasso, ao anonimato. E, sem perceber, você vai enterrado os seus sonhos e a sua vida.

Em Marcos 5:36 Jesus nos diz: “Não temas, crê somente”

Não acredite na mentira da incapacidade ou da impossibilidade, enterre o “não consigo”.

Paulo, em Filipenses 4:13 no diz: "posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”

Se por acaso você se sentir fraco, pela circunstâncias da vida, por tudo o que têm acontecido com você, lembre-se que Jesus te fortaleça, Te sustenta, te mostra o caminho, te protege, te orienta.

Nós estamos acostumados agir pela impulsividade, pela explosão dos sentimentos e muitas vezes nos enganamos.

Olhamos para as situações e as avaliamos com os olhos humanos, damos tanto valor aos empecilhos que nos esquecemos que temos um Deus que tudo pode e que tem prazer em trabalhar por nós.


Em Isaías 64:4 está escrito: "Por que desde antiguidade não se ouviu, nem com o ouvido se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de Ti que trabalha para aquele que Nele espera”. O nosso Deus trabalha para aquele que nele espera, basta que creiamos.


Preste atenção numa coisa, quando nos sentimos fracos, se temos fé, aí é que somos fortes porque Deus é a nossa força.

Em 2 Cr 12:10 Paulo diz: “Porque quando estou fraco, então sou forte”

Quando cremos, Deus nos fortalece e nos capacita. Mas para que isso aconteça, temos que fazer nossa parte, temos que renunciar aos nossos sentimentos, enterrar o "não consigo” e avançar.


Pare agora nesse momento e pense no que você acha que não consegue. Pense agora o contrário.

"Posso mudar o meu casamento, naquele que me fortalece”, “posso vencer o vício Naquele que me Fortalece”, “Posso perdoar Naquele que me fortalece”, “Posso vencer na vida Naquele que me fortalece.
Posso viver no muito e no pouco com alegria e com Paz. Posso TODAS AS COISAS em Cristo que me fortalece.

Creia nisso!

A vitória depende de nossa postura. Ou acreditamos nela e lutamos com todas as forças ou nos enterramos e assistimos a vida passar.

Faça a escolha certa, não se deixe enterrar, enterre VOCÊ o "não consigo” de sua vida.

E desta forma, você será feliz!



Comments


cb31bb600ba544099d5cea9fd68a8c06_edited_

Olá, que bom ver você por aqui!

O Algo Mais é um projeto que sempre esteve em meu coração e tem um conteúdo exclusivo e envolvente. Sinta-se à vontade e aproveite ao máximo. Talvez meu blog desperte entusiasmo em sua vida também. Dedique alguns momentos para ler os meus posts, divirta-se e aproveite para refletir sobre uma nova postura de vida, cheia de fé, entusiasmo e atitude. Bora embarcar comigo nessa viajem!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2035 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page