Se você está no casulo...
- Deyse Melo
- 26 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Muitas vezes não vemos saída para nossas situações e somos levados a pensar que o nosso destino é o sofrimento e que, se Deus existe, Ele existe e age na vida de outras pessoas, nunca na nossa.

Certo dia, uma lagarta que passou toda sua vida rastejando no chão, olhando os pássaros voando no céu, resolveu se revoltar com a sua realidade e indignada disse a Deus:
-"Sou a mais desprezível das criaturas! Feia, repulsiva, condenada a rastejar pela terra!"
Passado um tempo, a natureza ordenou que ela fizesse um casulo.
A lagarta se assustou, jamais fizera um casulo antes.
Pensou que estava construindo seu túmulo e preparou-se para morrer.
Desesperada, preparou o casulo e trancou-se nele, aguardando o seu fim.
Os dias passaram e a espera era grande.
Enclausurada, ela não entendia nada e acreditava realmente que iria morrer.
Até que um dia ela se viu transformada numa linda borboleta.
Liberta do casulo e da situação que vivia antes, pôde passear pelos céus e ser admirada pelos homens.
A lagarta surpreendeu-se, então, com o sentido da vida e com os desígnios de Deus. Feliz, ela percebeu o processo pelo qual passou e, com o coração cheio de alegria e gratidão, saiu a voar pelos céus e a falar de sua rica experiência por toda a floresta.
Pense nisso!
Muitas vezes em nossas vidas, nos sentimos como a lagarta. Nos sentimos feios, repulsivos, condenados a rastejar. Condenados à humilhação, à tristeza e à solidão.
Machucados e humilhados, não vemos saída para nossas situações e somos levados a pensar que o nosso destino é o sofrimento e que, se Deus existe, Ele existe e age na vida de outras pessoas, nunca na nossa.
Se você está passando por um momento como esse, lembre-se mais uma vez da lagarta, observe. Amargurada com sua situação, ela viu no casulo o sinal de seu fim. Enclausurada, isolada, não percebeu que estava passando pelo processo final.
O processo que a levaria aos céus, que a faria voar e aproveitar todas as maravilhas da vida.
Você tem a sensação de ter chegado ao fundo do poço? Tudo parece ter acabado?
Não se desespere. Você está no casulo, deixe Deus trabalhar em você. Deixe Deus transformar o seu ser
Jesus disse "necessário vos é nascer de novo”. Para que você possa voar é necessário que você seja uma nova criatura e, se você está no casulo, é porque Deus está te transformando nessa nova criatura.
Pare agora, sinta a transformação. Veja que você tem crescido, amadurecido. Veja que o tempo de voar está chegando.
Em Números 23:19 está escrito: Deus não é homem para que Minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito não o fará? Ou havendo falado não o cumprirá?
Em Isaías 40:31 a Palavra do Senhor nos diz também: "mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão. Caminharão e não se fadigarão”.
Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Mesmo que você ache que tudo acabou e que não dá mais tempo. Deus não é homem para que minta. Ele te ajudará a vencer essa etapa.
Cabe a você decidir avançar. Parar não é opcão pra quem quer vencer e conquistar os seus sonhos. Existem fases realmente muito difíceis na vida e você pode estar passando por uma delas. Mas lembre-se do casulo. A função sua na natureza não é aprisionar e matar a lagarta aos poucos. A função do casulo é prepará-la para voar.
Incrível né? Como uma lagarta rastejante pode pensar em ter asas e voar? Incrível, mas não impossível. A natureza aponta o caminho... É necessário apenas que a lagarta esteja disposta a passar pelo processo e a suportar a pressão do medo. Assim, com paciência, fé e determinação, ela, os poucos, ela se transformará numa bela e saudável borboleta.
Em qual fase desse processo você está?
Lembre-se que pode até parecer impossível, mas só parece...
Parar não é opção pra quem quer vencer e conquistar os seus sonhos...
Dizem que um homem certa vez, ao se deparar com um casulo, ficou cheio de compaixão e resolveu acelerar o processo, libertando a lagarta que já havia se transformado em borboleta. Aparentemente, ela estava pronta para voar. Então, ele pegou uma tesoura e, com muito cuidado, foi cortando as películas do casulo que a mantinham presa.
Depois de libertá-la, o homem ficou parado, observando a borboleta, na expectativa de vê-la voando. Seria maravilhoso presenciar aquele momento de conquista... Mas o tempo passou e o máximo que a borboleta recém nascida fazia era se debater. As asas estavam fracas e incompletas. Não tinham forças e nem estrutura pra voar.
Não passou muito tempo para que predadores da natureza aparecessem para devorar a pequena borboleta indefesa... Pense nisso...
É preciso entender que o processo é necessário para que a vitória seja completa. Não pode existir traços de lagarta no corpo da borboleta. Isso a impediria de voar... Suas asas precisam estar fortes e inteiras para que o vôo seja perfeito.
Assim acontece conosco. Pode estar acontecendo com você... O processo é demorado e doloroso, mas nos ensina e nos prepara para voar... E se por acaso o sentimento de solidão for muito grande, lembre-se de Oséias 11:4 que diz: “atrai-os com cordas humanas com laços de amor e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas fechadas e me inclinei para lhes dar de comer"
Creia nisso!
Se você está no casulo da vida, creia que Deus está contigo. Por mais difícil que seja o processo, Ele te envolve com laços de amor e te dá forças para vencer.
Pense nisso e seja feliz!
Comentários